Como fazer um gerador de energia caseiro?

Gerador de energia caseiro

Fazer um gerador de energia caseiro pode ser uma ideia empolgante para muitas pessoas. O simples pensamento de construir um dispositivo caseiro capaz de gerar energia é suficientemente empolgante para muitas pessoas.

Por isso, separamos uma maneira simples de se fazer um gerador de energia caseiro. Trata-se de um pequeno gerador eólico, de montagem simples e leve, que pode ser instalado em qualquer local com corrente de vento.

Obviamente, fazer um gerador de energia caseiro não vai zerar sua conta de energia. Trata-se mais de um experimento interessante do que uma forma de produção energética que afetará significativamente sua conta de luz.

Na verdade, a autogeração de quantidades razoáveis de energia só é permitida com equipamentos homologados, no Brasil. Trata-se de uma forma de garantir a sua segurança, assim como a estabilidade de toda rede elétrica.

Saiba como fazer um gerador de energia caseiro para alimentar sua curiosidade a respeito do assunto:

Gerador eólico caseiro

Para fazer este dispositivo, você precisará dos seguintes items:

  • 5 acopladores PVC com joelhos de 90º (25 mm);
  • 3 acopladores em T (25 mm);
  • Um cano PVC de 25 mm de 25,5 centímetros;
  • Quatros canos PVC de 25 mm de 9 centímetros;
  • Dois canos PVC de 25 mm de 20,4 centímetros;
  • Dois canos PVC de 25 mm de 7,7 centímetros;
  • Um conjunto de “hélices” de três pás de tamanho compatível;
  • Motor pequeno o bastante para caber no acoplador, com fios com mais de 25 centímetros;

Reúna um dos joelhos com um cano de 9 cm, e um acoplador T na outra ponta do cano. Adicione outro cano de 9 cm na ponta do T que dá continuidade ao cano anterior. Coloque um novo joelho na ponta deste cano.

Repita o procedimento ou outros dois danos de 9 cm, um T e dois joelhos. Você deve ter, agora, duas peças idênticas com uma saída em cada ponta e um saída central, no T. Utilize os dois canos de 20,4 centímetros para conectar as extremidades destas duas peças, deixando apenas a conexão central.

Nesta conexão central, você irá encaixar os dois canos menores, conectados pelo terceiro T, com a saída livre virada para cima. Como resultado, você deve ter um retângulo quase quadrado de canos, com uma base de canos passando no meio e uma saúde livre para cima, bem no meio da estrutura.

Nesta saída, você deve encaixar o cano mais longo. Na ponta de cima dele, coloque o último joelho de 90 graus. É nesta saída que você deverá encaixar a hélice com as pás. A hélice deve estar diretamente conectada com a haste do motor – a parte que faz com que ele se movimente internamente.

Faça um pequeno furo na base do cano, a cerca de dois centímetros de altura. Coloque os fios para dentro do cano pela entrada superior, encaixando o motor confortavelmente no conector. O encaixe deve estar suficientemente rígido para que a hélice possa se mover sem desencaixar o motor do local. Passe os fios por dentro do cano, retirando-os pelo furo feito em sua base.

Se necessário, prenda o motor de forma mais rígida com fitas ou espumas, sempre cuidando para não danificar o equipamento. Você deve levar em consideração que seu motor sempre estará em funcionamento, enquanto o equipamento estiver em testes. Por isso, ele precisa estar bastante seguro dentro do conector de PVC.

Seu pequeno gerador eólico estará pronto. Para testá-lo, basta conectar a ponta dos fios a algum dispositivo elétrico. Se você possuir um potenciômetro, pode descobrir quanta energia seu pequeno gerador pode produzir.

Esta técnica já foi testada para garantir o carregamento de pilhas e baterias. Com a corrente de ar adequada, você deve conseguir atingir este resultado. Lembre que a qualidade do motor e o peso das pás da hélice influenciam diretamente na quantidade de energia gerada.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *