Com o inverno chegando, nada mais aconchegante do que ter uma casa quentinha, não é mesmo? Você sabia que é possível ter um sistema de aquecimento aí no conforto da sua casa? E o melhor de tudo, sem precisar gastar muito com óleo, gás natural ou propano. Tudo isso é possível com a utilização das caldeiras de condensação. Saiba como poupar o seu dinheiro aqui!
Muitas pessoas não sabem disso, mas é totalmente possível ter um sistema de aquecimento na sua casa sem gastar fortunas ou rios de dinheiro.
Com as caldeiras de condensação é possível poupar bastante e ter um sistema energético bem eficiente. Logicamente, existem algumas questões importantíssimas que precisamos compreender para que esse sistema possa render o máximo de sua potência.
Qual o melhor sistema de aquecimento para as caldeiras de condensação?
As temperaturas dos fumos de combustão devem ser as mais baixas possíveis. Só assim é que acontece o fenômeno de condensação.
Então, entenda: para que as caldeiras façam efeito, elas precisam de um sistema trabalhando com um aquecimento baixo.
Comparações entre as caldeiras de condensação e as convencionais
Segundo alguns estudos e pesquisas, a poupança energética entre as caldeiras de condensação e os radiadores convencionais atinge a marca de 15%.
A poupança de energia pode duplicar e ser muito mais significativa quando essas caldeiras forem do tipo central e que principalmente funcionem durante um período maior de tempo. Quanto mais horas ela trabalhar e ficar ligada, melhor será o seu rendimento.
É fácil de entender: a substituição desses radiadores convencionais pelos de baixa pressão, aumenta a poupança energética. Aumentando a poupança de energia, a conta também diminui consideravelmente.
Sendo assim, as caldeiras de condensação são excelentes para quem quer poupar um dinheiro no fim do mês. Afinal, a crise está grande e ninguém quer gastar dinheiro à toa.
Confira resumidamente as diferenças básicas entre as caldeiras de condensação e as caldeiras convencionais.
Caldeiras convencionais
- Para que essas caldeiras atinjam o máximo da sua potência, é necessário atingir temperaturas que variam dos 60°C aos 70°C.
Caldeiras de condensação
- Para que essas caldeiras de condensação consigam atingir sua potência máxima, as temperaturas devem variar de 30°C a 40°C.
Dicas para que as caldeiras de condensação tenham maior eficiência
Existem alguns cuidados essenciais para que as caldeiras de condensação tenham melhores rendimentos em poupar energia.
Veja a seguir algumas dicas:
- Se o limite de modulação for alto, a poupança será maior;
- É muito importante que a temperatura seja regulada com termostatos digitais, instalados em locais adequados;
- Se o sistema das caldeiras for central, existe a necessidade de fazer uma adequação e controle automático da sonda acoplada exteriormente, sendo que essas válvulas fazem a medição das temperaturas obtidas no retorno;
- Utilizar de maneira adequada o sistema implantado;
- Um profissional deve fazer a instalação e manutenção mais adequada;
- Mantenha uma periodicidade de manutenção.
Conheça as temperaturas das caldeiras de condensação
São observadas as seguintes temperaturas fixadas individualmente nas caldeiras de condensação:
- 40ºC de aquecimento por piso radiante;
- Variação de 35° até 50º de aquecimento por radiadores de baixa temperatura;
- Variação de 60° até 65º de aquecimento por radiadores tradicionais;
- Variação de 70° até 75º de aquecimento por radiadores tradicionais;
- Águas sanitárias aquecidas de 40° a 45°C;
- Consulte com o fabricante qual a temperatura mais ideal das caldeiras mais antigas, sobredimensionais ou com poucos elementos.
Que combustível usar nas caldeiras de condensação?
Essas caldeiras de condensação foram projetadas e idealizadas para receberem combustíveis que tenham um conteúdo baixo de enxofre. Gás propano e gás natural são exemplos de combustíveis utilizados.
Sendo assim, essa escolha de combustível é feita de acordo com as ofertas dos fornecedores locais.
Infelizmente, algumas indústrias acabaram produzindo caldeiras abastecidas por gasóleo, que são muito mais poluentes, pois contém enxofre. Atualmente, algumas caldeiras foram projetadas para receber biomassa. E elas possuem os mesmos rendimentos das caldeiras movidas ao gás natural.
As caldeiras de condensação atualmente recebem os seguintes combustíveis:
- Gasóleo;
- Biomassa (pellets);
- Gás natural;
- Gás propano.
O que uma caldeira de condensação precisa ter para funcionar?
Para que as caldeiras de condensação sejam instaladas corretamente, são necessárias algumas atenções.
- Confira em primeiro lugar, se o espaço de instalação é o suficiente;
- Confira se há uma saída eficaz para a evacuação dos fumos. Esse tubo deve ter resistência à acidez da água, para que não ocorra acidez;
- Deve-se fazer um tratamento adequado em todos os condensadores, principalmente se a sua potência térmica ultrapassar os 70kw;
- Nas caldeiras individuais, o mais indicado é instalar tubos com materiais resistentes, principalmente se forem de plástico. O fabricante pode indicar os melhores tubos;
- Quando ocorrer a substituição da caldeira localizada na parte central, avalie atentamente o estado dos tubos de evacuação desses fumos.
Existe uma utilização mais comum dessas caldeiras que é a combinação com os sistemas de aquecimento do tipo piso radiante. Preste bastante atenção na sua escolha para que esse aquecimento seja mais econômico para o seu bolso.
Vale a pena ter uma caldeira de condensação?
Essa é uma das perguntas que mais as pessoas fazem quando vão adquirir essas caldeiras de condensação, seja para simplesmente climatizar ou esquentar o ambiente.
Como você pode perceber, essas caldeiras ajudam na geração de calor e são excelentes principalmente para as seguintes situações:
- Aumento das economias energéticas;
- Elevação do conforto;
- Proteção do meio ambiente, diminuindo todas as emissões de enxofre;
- Redução na emissão de gás carbônico.
Você provavelmente deve estar bem curioso para experimentar esse tipo de aquecimento, não é verdade? Mas não se esqueça de contratar profissionais capacitados e competentes para esse tipo de tarefa.
Quais são as contribuições para o meio ambiente?
Você pode até pensar que optar em ter essas caldeiras não é muito importante. Acredite: você está contribuindo para o meio ambiente.
Veja o que acontece com a utilização de uma caldeira como essa:
- Diminuição do CO2, por conta do baixo consumo de gás;
- Menos gasto;
- A atmosfera agradece por todas as emissões que foram diminuídas. O crescimento sustentável é garantido.
Sem dúvidas, as caldeiras de condensação pode ser uma excelente opção para ajudar o planeta a ficar mais limpo.