O biodiesel é, sem dúvidas, uma excelente alternativa que substitui os combustíveis que já existem. Considerado também como uma excelente fonte de energia classificada como renovável, é produzido graças a diferentes fontes tanto vegetais como animais. Por isso, possui uma capacidade biodegradável muito grande, poluindo bem pouco o planeta.
Encontrar alternativas para que os veículos produzam menos gases poluentes é o compromisso de muitos países engajados nessa causa. Infelizmente, nem todos os países possuem esse tipo de compromisso.
O biodiesel pode ser uma excelente troca para abastecer os carros de maneira positiva. Afinal de contas, o planeta precisa de ajuda.
Além disso, pode contribuir ainda para a redução da poluição das águas, pois a sua produção pode acontecer com a reciclagem de alguns resíduos de óleos comuns, utilizados em frituras.
Isso evita o lançamento desse óleo nos rios, pois uma gota apenas pode contaminar aproximadamente 25 litros de água, tornando totalmente impura para consumo. Com a água contaminada, o aumento de doenças é considerável.
O que é um combustível?
Combustíveis nada mais são do que componentes químicos que quando entram em contato com o oxigênio sofrem uma reação química, produzindo combustão. Por causa dessa combustão, uma quantidade de energia é liberada em forma de calor.
Os produtos que são originados vão depender do tipo de queima de combustível. Veja a seguir alguns exemplos:
- Gás carbônico
- Monóxido de carbono
- Dióxido de enxofre
- Óxido de ferro
Origem dos combustíveis
- Animais e vegetais fossilizados (petróleo);
- Plantas (arroz e cana-de-açúcar);
- Eletrólise da água.
Tipos de combustíveis não fóssil ou renovável
Esse combustível é obtido através de fontes naturais que podem se renovar tranquilamente e que provavelmente não se esgota. Confira alguns exemplos:
- Água
- Etanol
- Metanol
- Biodiesel
- Madeira
Tipos de combustíveis fóssil ou não renovável
Os combustíveis desses tipos são obtidos através de uma fonte que foi criada há milhões de anos graças ao processo de fossilização de vegetais e animais. É bem interessante descobrir que existem esses tipos. Confira:
- Gasolina
- Óleo diesel
- Querosene
- Gás natural
- Xisto betuminoso
- Carvão
- Gás liquefeito propano (GLP)
Como é o estado físico desses combustíveis?
- Estado físico;
- Estado sólido;
- Estado gasoso;
- Estado líquido.
O que é o biodiesel e como ele é produzido?
Sem dúvidas, o biodiesel é uma excelente opção de combustível para abastecer veículos. Principalmente, por conta da sua baixa produção de gases poluentes.
Esse biocombustível líquido é considerado uma energia renovável, ou seja, que nunca vai acabar. As fontes que permitem a produção desse biocombustível podem ser de origem vegetal ou animal. Ou seja, tem um baixo teor de poluentes.
É uma alternativa eficaz para que os governos substituam o combustível derivado do petróleo por esse.
Combustíveis derivados do petróleo são altamente poluentes.
O biodiesel é obtido através de diferentes processos como a esterificação, craqueamento e transesterificação. Ou seja, pode ser produzido através dos óleos de cozinha vegetal e gorduras de animal.
Os óleos vegetais são produzidos a partir de diferentes tipos de vegetais como o dendê, mamona, babaçu, girassol, amendoim, soja e pinhão, entre outras opções.
No Brasil é mais utilizado como combustível para caminhões, automóveis e tratores, substituindo positivamente o tradicional óleo diesel que é um dos piores e mais poluentes.
De acordo com a lei brasileira, o biodiesel é definido como um biocombustível que foi obtido graças a biomassa renovável. É utilizada principalmente nos motores a combustão dos automóveis.
Como é a produção de biodiesel?
O processo mais utilizado atualmente para a produção desse biodiesel é por transesterificação. Nesse processo ocorre uma reação química de diferentes gorduras animais acrescidas de álcool ou óleos vegetais. Esse álcool deve ser o etanol ou metanol.
A composição do biodiesel contém óleos vegetais e ésteres. Lembrando que esse óleo pode ser de diferentes fontes como soja, girassol, mamona, canola, algodão, etc.
A produção do combustível é basicamente a mistura dessa gordura ou óleo com o etanol, sendo obrigatória a presença de um catalisador.
Os triglicerídeos compõem as gorduras e os óleos. Eles possuem basicamente, longas cadeias pertencentes aos ácidos graxos que se ligam a uma molécula formada com glicerina.
Para que esse biodiesel seja produzido, precisa ter uma reação química importantíssima.
Essa reação é feita pela decantação, nela ocorre a separação da glicerina e então o biodiesel é filtrado e purificado.
Ela é muito utilizada em indústrias de cosméticos, farmacêuticas e de alimentos.
Quais são as vantagens e as desvantagens de se utilizar o biodiesel?
Para que você conheça e possa analisar se vale ou não a pena utilizar o biodiesel, listamos algumas vantagens e desvantagens desse combustível.
Principais vantagens
- Tem a emissão desses gases poluentes reduzidos;
- Não contribui para o aumento da poluição e nem para a redução do efeito estufa;
- É considerada uma energia limpa e renovável;
- Pode substituir normalmente os combustíveis fósseis;
- Pode aumentar a vida dos motores dos veículos;
- Pode ser armazenado facilmente e também transportado sem problemas;
- Contribui para a geração de emprego e aumento de renda de trabalhadores legais;
- Baixo custo, menos que o petróleo;
- Risco baixo de explosões;
- Não é um combustível tóxico e muito menos corrosivo.
Principais desvantagens
- Pode aumentar o desmatamento da região;
- Custos com insumos pode ser elevado;
- Produção mais baixa de energia;
- Pode ser mais caro que o diesel tradicional;
- Poucos postos ainda que fazem o abastecimento.
Como é a utilização do biodiesel no Brasil?
Apesar de ainda existir um consumo muito alto de outras fontes de combustível no país, o Brasil é o maior produtor de biodiesel.
Quando esse combustível é utilizado, a poluição diminui, mas ainda pode favorecer o crescimento econômico da região, gerando mais emprego e renda.
Por ter terras altamente propícias para a produção de diferentes oleaginosas, o Brasil está aproveitando essas vantagens. Aqui a soja é a mais
Os estados que mais produzem biodiesel são: Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.
Apesar de existir uma constituição bem semelhante à do petróleo e do diesel, principalmente por conta de sua viscosidade e elevada densidade. Não é recomendável que o biodiesel seja colocado em motores que recebam óleo diesel.