Etanol é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares

Atualmente, a preocupação com a geração de energia sustentável e renovável é bem grande. Todos nós sabemos que o planeta vem sofrendo muito com as ações gananciosas do ser humano. Uma excelente alternativa para se produzir uma energia mais limpa é a utilização do etanol. A redução de gases poluentes com a utilização desse componente é enorme. Conheça mais sobre essa substância e porque ela vem sendo bastante utilizada.

O maior desafios de grande parte das usinas é promover a redução de todos os bagaços durante a fabricação do etanol. Existem algumas dessas destilarias que conseguem usar o bagaço também na produção de energia, mas infelizmente não são todas.

Alguns especialistas afirmam que, promover a fermentação desse bagaço reduz o lixo em até 75%.

O etanol é excelente para promover a troca do petróleo na produção de energia. É mais barato e ainda por cima, produz menos gases poluentes.

Porém, é preciso ficar atento em relação aos transtornos econômicos que a sua produção pode gerar, caso o planejamento de produção energética não tenha sido feito da maneira correta.

O que é e como é produzido o etanol?

O etanol é um biocombustível produzido principalmente por conta da fermentação de açúcares, especialmente a cana de açúcar. Recebe o nome de álcool etílico também e é altamente inflamável. Não possui cor, ou seja, incolor.

É muito utilizado como combustível de carros e totalmente renovável, pois possui uma matéria prima plantada pelo homem.

A obtenção de etanol é feita através de matérias-primas como o milho, cana de açúcar, beterraba, batata e mandioca. Elas são fermentadas em álcool para que o micro-organismo Sacchromyces cerevisiae.

Embora existam diversas matérias primas diferentes, a cana de açúcar ainda é a mais utilizada, principalmente por conta de seu alto índice de produção.

Depois que o etanol passa por esse processo, ele pode ser usado em veículos de maneira pura mesmo ou então, misturado na gasolina.

O Brasil ocupa o primeiro lugar como maior produtor de etanol do mundo. Nós possuímos uma tecnologia considerada uma das mais avançadas que existe. Mundialmente, a produção total de etanol é de cerca de 40 bilhões. Só o Brasil fabrica 15 bilhões.

Aqui no país a cada tonelada, cerca de 66 litros de álcool e aproximadamente 800 litros de restilo ou vinhaça são produzidos.

Na tentativa de reduzir a utilização exacerbada de petróleo na produção de energia, o etanol surge como uma alternativa limpa e eficaz. Limpa, pois produz uma quantidade bem pequena de poluentes.

Além disso, também é relativamente barata se tiver um planejamento certeiro. Caso contrário, pode trazer transtornos econômicos enormes.

Etanol

Como é a produção?

Em 1975, o Governo Federal lançou o Programa Nacional do Álcool, ou Pró álcool, como ficou conhecido.

Esse programa foi criado para amenizar os possíveis impactos que o surgimento do petróleo poderia causar no país. Os agricultores foram incentivados a fazer plantações de cana de açúcar no país.

O clima brasileiro é ótimo para que as mudas possam prosperar. Por conta disso, a demanda de produtividade acaba sendo enorme. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do país, o Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo inteiro. O país perde apenas para os Estados Unidos.

A diferença entre o Brasil e os Estados Unidos está na matéria prima. Aqui no Brasil, produzimos a partir da cana de açúcar, enquanto nos Estados Unidos é o milho.

Quais são as vantagens de se utilizar o etanol?

Existem muitas vantagens quando se utiliza o etanol como combustível. Obtido com a fermentação de açúcares principalmente da cana de açúcar, essa substância é utilizada principalmente em veículos, bebidas alcoólicas, perfumaria, etc.

O esforço que a maioria dos países vem fazendo para diminuir a produção de gases nocivos para o efeito estufa é muito grande. Essas ações contribuem para que novas alternativas energéticas surjam e com isso, a distribuição seja mais justa.

Aqui no Brasil, o combustível mais utilizado é o etanol, aliás é um dos países que mais fabricam esse tipo de substância. Diferente do petróleo e outras fontes de energia, o etanol preserva o ambiente.

Por conta disso, possui uma grande chance de gerar novas oportunidades de negócios entre os países.

Conheça a seguir, 4 das principais vantagens dessa substância:

  • Redução da emissão de componentes altamente poluentes;
  • Produção de bioeletricidade;
  • Energia sustentável;
  • Econômica.

Etanol

Desvantagens da utilização do etanol

Mesmo que o etanol seja uma excelente alternativa para que a energia seja gerada, ele também pode ser considerado uma ameaça.

Esse potencial ameaça, é ter que disputar espaço com o setor agrícola. Isso acontece por conta das altas demandas de se suprir energia e alimentos onde não tem. Por conta disso, diversas tecnologias vão surgindo para que seja feita a produção de etanol, utilizando principalmente os resíduos agrícolas.

Etanol celulósico é o etanol de segunda geração. A sua produção é feita a partir de um material rico em lignina. Produto esse descartado em forma de um bagaço de cana.

Esse bagaço é completamente normal que apareça quando se está produzindo o etanol.

É preciso ficar atento durante a produção desse etanol. Apesar de possuir muitas vantagens em relação aos combustíveis fósseis, é preciso ficar atento sobre a produção de vinhaça e vinhoto.

Esse subproduto aparece com frequência. Por exemplo, a cada litro de etanol, cerca de 13 litros de água são usados. Águas que apresentarem vinhoto, se tornam totalmente impropria para consumo. Além disso, pode interferir de maneira muito negativa em toda a flora e fauna.

Porém, algo de bom pode surgir com a produção de vinhoto, gás é um exemplo.

A utilização do etanol celulósico pode ser vantajosa?

A utilização do etanol celulósico pode trazer muitas vantagens, que começam principalmente no começo da sua produção.

Tudo é utilizado, desde as folhas até o bagaço da cana, ou seja, nada sobra, na produção desse tipo celulósico. E isso é excelente, pois acabavam os problemas com a sobra de resíduos.

Esses resíduos não servem para o consumo humano e nem para a criação dos animais, e além de tudo, não existe essa necessidade de adquirir terras para a plantação.

Dependendo das tecnologias que são usadas, o etanol celulósico acaba tendo um custo de produção muito menor do que a da gasolina e outros tipos de combustíveis. Além, de tudo isso, a emissão de gases é bem menor.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *