Instalar Energia Solar: Quanto custa?

O investimento para instalar energia solar em casa ou em um imóvel comercial ocorre de forma um pouco diferente do que a maioria dos investimentos realizados no cotidiano. Ao adquirir um carro, por exemplo, é óbvio o que se irá ganhar ao abrir mão daquela quantia de dinheiro.

Instalar energia solar em sua casa, por outro lado, é um pouco mais abstrato. Você gastará um valor significativo com o processo e diminuirá sua conta de luz, mas continuará pagando a conta, e não é possível ter a certeza absoluta do tamanho da economia antes de a próxima conta chegar.

Qualquer número exato ao se falar do custo e do retorno da energia solar costuma ser muito superficial, mas não há motivos para o desespero: considerando alguns fatores, você consegue saber quanto custa e quanto consegue poupar ao instalar energia solar em sua casa.

energia-solar-quanto-custa

Fazer a pergunta correta

O custo para adquirir e instalar energia solar em casa não é complicado. Para uma casa pequena e simples, uma soma em torno de R$ 20 mil reais pode adquirir os equipamentos e a instalação, enquanto casas maiores podem exigir valores superiores a uma centena de milhares.

Mas não é este o cálculo correto para se orçar o tamanho do seu investimento. O que deve ser perguntado é: em quanto tempo o investimento se paga? O valor deste investimento depende de uma série de fatores que resultarão em uma economia variável e estimável.

Se você perguntar se vale a pena investir vários milhares de reais para adquirir algo que você já possui, é evidente que sempre será um investimento ruim. No entanto, você compara o potencial de gerar dinheiro entre o valor investido e a economia potencial de instalar a energia solar.

Sabendo como calcular o custo efetivo do investimento, você precisa considerar os fatores que fazem este cálculo ser variável. No caso de investimentos muito altos, pode ser uma boa ideia contratar um especialista que consiga mensurar estes fatores apropriadamente.

Onde você mora?

Quando se pensa em instalar energia solar em casa, há uma premissa que muitas pessoas esquecem: você simplesmente depende do sol. Este é o principal motivo pelo qual você deve fazer um cálculo próprio para o seu caso. Não há porque calcular seus próprios custos baseando-se nas contas de quem mora em outro estado, com um clima e geografia diferentes.

Qual a área disponível para o sistema?

Entusiastas da tecnologia costumam ignorar o tamanho da área disponível para instalar o sistema. Você precisa certificar-se de que há espaço suficiente (geralmente nos telhados) para instalar o sistema de energia solar em seu imóvel, e que este espaço recebe sol pelo tempo suficiente durante o dia.

Quais os outros custos e ganhos envolvidos no processo?

Ao calcular o custo e o retorno do seu investimento, é importante considerar os efeitos secundários da mudança. Em casas, um bom sistema de energia solar instalado pode significar uma valorização interessante do imóvel. Caso seja um imóvel comercial, o novo proprietário não irá arcar diretamente com os custos do sistema, mas certamente não irá se importar em pagar um pouco a mais por uma boa economia de energia.

Talvez você também goste dos artigos abaixo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *