O sistema fotovoltaico pode ser orientado por um dispositivo incrível que você pode aprender a fazer agora mesmo. Não fique aí parado, aprenda como construir um seguidor solar caseiro. Você terá um aparelho incrível e muito potente. A captação da energia solar será muito mais potencializada com esse aparelho.
A energia solar já é realidade até no nosso país com tanta desigualdade. Inclusive, existem instituições públicas que são geridas por energia solar.
Hoje você vai aprender a construir um seguidor solar. E não se assuste pensando que é difícil, acredite, não é. Grandes placas de captação solar, não teriam a mesma potência se não tivesse esses seguidores solares.
O que é um seguidor solar?
O seguidor solar atua como um rastreador, ou seja, ele tem a capacidade de diminuir esse ângulo que existe entre a luz do sol e o receptor da luz solar.
Esses painéis solares conseguem captar a parte difusa dos raios solares, seja em céu azul, como nublado. O que o sistema de seguidor solar faz é aumentar a porcentagem de captação. Isso causa uma consequência excelente para você, que é o aumento da produção de energia.
Com esses seguidores, existe um aumento de cerca de 50% de luz do sol no verão e cerca de aproximadamente 20% de luz solar no inverso. Logicamente, que podem existir algumas divergências principalmente por causa da latitude.
Os projetos que detém de tecnologia fotovoltaica, principalmente os centralizados ou CPV e as plantas de captação de energia solar centralizada ou CSP se beneficiam grandemente com esses seguidores solares.
Projetos governamentais vêm estimulando a oferta e aquisição de seguidores solares.
Base de seguidores solares: conheça os dois tipos que existem
Você que tem interesse em aprender como construir um seguidor solar caseiro precisa conhecer os dois tipos que existem. Um seguidor possui o eixo único e o outro o eixo duplo.
O seguidor de eixo único, consegue seguir o sol de leste para o oeste, diferente dos de eixo duplo. Os de eixo duplo podem variar bastante, mas o único objetivo principal é que são desenhados para suprir alguma necessidade em especial.
Tanto os de eixo único quanto os duplos seguem o sol, o único segue o sol de leste para oeste e os duplos se inclinam em diferentes ângulos.
Alguns estudos recentes descobriram que a diferença do ângulo de captação de um eixo para o outro pode atingir cerca de 4%.
Os seguidores baseiam-se apenas em sistemas com motores e engrenagens. Um controlador que opera esses sistemas, cuja resposta sempre baseia-se sobre a direção do sol.
É por computador, uma central de informática que esses painéis são controlados. Isso significa que os espelhos chamados de “heliostats” são controlados e direcionados a refletirem a luz para a central de captura.
Uma das diferenças que existe entre os seguidores e que você sem dúvidas precisa conhecer antes de aprender como construir um seguidor solar caseiro seu é a forma como eles foram instalados. Um exemplo bem fácil de entender são as fundações flutuantes, que não precisa em hipótese alguma de cimento. Basta assentar no solo, ou seja, você pode instalá-los em qualquer lugar.
Esses sistemas de seguimento solar não são muito indicados para residências e sim para grandes comércios e indústrias.
É importante ressaltar que é totalmente necessário a avaliação correta do telhado que esse seguidor poderá ser instalado. Pois os painéis devem ter espaço suficiente para se movimentarem. Essa ampla área é necessária, por exemplo, para que nenhum captador faça sobra para o outro.
Quais as vantagens e desvantagens dos seguidores solares
Um dos maiores problemas enfrentados quando se vai fazer um projeto de seguidor solar é o alto custo que ele demanda.
Você precisa parar e analisar o seu projeto. Por exemplo, se o custo aumentou em cerca de 25% a mais no total, mas melhorou o desempenho da placa solar, então, foi um aumento positivo. Ou seja, o mesmo nível de despesa que você teve, foi alcançado com a otimização do serviço.
Atualmente existe uma diminuição nos incentivos para a instalação das placas para a captação de energia solar, isso significa que a relação de custo que você teria aliado a eficiência diminuiria categoricamente.
Acontece que os motores dos seguidores necessitam de manutenção contínua, ou seja, você precisa aprender a desempenhar essa tarefa para ter os custos reduzidos.
Antigamente, os aparelhos desses seguidores solares eram enormes e muito pouco fiáveis. A vantagem é que essa tecnologia evoluiu bastante e hoje em dia. Os aparelhos são menores e se ajustam com um sistema GPS.
Sistema solar fotovoltaico com seguidor solar NEXTracker
Os seguidores solares da NEXTracker possuem um painel de controlo que analisa o ângulo de cada bloco de paineis solares em tempo real, isto permite aumentar a eficiência na captação solar.
As mais recentes inovações na área dos seguidores solares estão a ser cada vez mais atrativas, isto verifica-se ainda mais em áreas onde a radiação solar é maior. Os custos de manutenção destes sistemas são cada vez menores à medida que os sistemas evoluem tecnologicamente.
Verifica-se cada vez mais em novos projetos a adoção deste tipo de sistemas de seguimento solar. As mais recentes previsões apontam para que no ano de 2020 o volume de negócios nesta área possa atingir os 6 biliões de dólares.
Aprenda agora mesmo como construir um seguidor solar caseiro
Você já deve estar ansioso para aprender como construir um seguidor solar caseiro não é mesmo? Para começar o projeto, vamos usar um servo motor que roda 90° para cada lado. Uma placa de Arduíno que controlará esse servo motor eletronicamente.
Antes de qualquer coisa, será preciso de um código simples de programação para essa placa de Arduíno. Então anote-o, você via precisar dele.
#include <Servo.h>
Servo myservo;
int pos = 90; // initial position
int sens1 = A0; // LRD 1 pin
int sens2 = A1; //LDR 2 pin
int tolerance = 2;
void setup()
{
myservo.attach(9); // attaches the servo on pin 9 to the servo object
pinMode(sens1, INPUT);
pinMode(sens2, INPUT);
myservo.write(pos);
delay(2000); // a 2 seconds delay while we position the solar panel
}
void loop() {
int val1 = analogRead(sens1); // read the value of sensor 1
int val2 = analogRead(sens2); // read the value of sensor 2
if((abs(val1 – val2) <= tolerance) || (abs(val2 – val1) <= tolerance)) {
//do nothing if the difference between values is within the tolerance limit
} else {
if(val1 > val2)
{ pos = –pos; }
if(val1 < val2)
{ pos = ++pos; }}
if(pos > 180) { pos = 180; } // reset to 180 if it goes higher
if(pos < 0) { pos = 0; } // reset to 0 if it goes lower
myservo.write(pos); // write the position to servo
delay(50);}
No código POS, está marcado 90, que se refere a amplitude desse ângulo. Ou seja, ele se iniciará a 90°C. As conexões dos LD’Rs devem ser feitas no pin A0 e A1 dessa placa de Arduíno.
Para que o seguidor solar não fique o tempo todo se ajustando a luz do sol, sem parar, foi utilizado um valor variável de tolerância.
Os pin’s foram determinados na função setup(), que é exatamente onde os LDR’s foram conectados. O servo motor estará na posição de 90°, que é exatamente onde vai começar a execução do código da função de loop().
Os painéis solares devem ser ajustados de acordo com os valores recebidos pelos dois sensores de luz.
Se o seu seguidor começar a girar de uma maneira totalmente descontrolada, conecte um condensador 70µF/10V entre os +5V e o GND.
Pronto, agora que você aprendeu como construir um seguidor solar caseiro, basta conecta-lo a sua placa de energia solar, adaptando-o se for preciso. Assim, a captação de energia solar será sem dúvidas, muito mais eficiente e por um período mais longo de tempo.