A instalação da energia solar em casa ainda não é um hábito comum no Brasil, especialmente quando se fala em energia elétrica. Estima-se que o número de residências que utilizam o método (excluindo-se aquelas que utilizam a energia solar para aquecer a água) não passe de mil.
A tendência, por outro lado, é que a mudança seja rápida. A ANAEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estima que haverá mais de 700 mil residências com o sistema de geração de energia elétrica com energia solar no ano de 2024.
Por ser um formato ainda pouco comum, a energia solar em casa apresenta uma série de dúvidas, e entre as principais está: vale a pena instalar energia solar em casa? A resposta, como é de se imaginar, não é tão simples e direta. Segundo os especialistas, o mais correto a se responder é: “depende”.
Instalar energia solar em casa depende de uma série de fatores, mas não é impossível chegar à conclusão correta se você fizer as perguntas necessárias. Confira a lista de coisas que você deve considerar para saber se vale a pena fazer este investimento.
Qual será o uso?
A primeira questão que você precisa definir, é o tipo de uso da energia solar. Você deseja aquecer a água da casa ou da piscina? Então sua solução é o aproveitamento térmico da energia solar, o que não envolve placas fotovoltaicas, e torna a solução bem mais barata.
Se você quer efetivamente gerar energia elétrica, é necessário considerar o consumo de eletricidade de sua residência, e quantas placas fotovoltaicas serão necessárias para suprir este consumo, considerando o tempo médio de sol que você recebe durante o mês no local de instalação.
Disponibilidade de sol
É muito improvável que a instalação seja válida sem a incidência solar necessária sobre o equipamento seja alta o suficiente. É recomendado que haja, no mínimo, 4 horas de incidência da irradiação solar por dia.
Por ser um investimento caro, com tempo de retorno longo, pouco sol pode tornar todo o custo pouco eficaz na economia da conta de luz, fazendo com que a mudança não tenha sentido.
Tempo de retorno
O cálculo mais importante para saber se vale a pena instalar energia solar em casa é definir o tempo de retorno estimado sobre o investimento realizado. O tempo médio de retorno sobre o investimento neste segmente fica entre 4 e 10 anos, dependendo do tipo de equipamento, das condições climáticas e do tipo de uso realizado.
Se você tiver dúvidas sobre como fazer o cálculo, é importante contar com uma ajuda profissional antes de basear-se em outros exemplos, que podem considerar condições de instalação completamente diferente das suas.
Acompanhamento profissional
Se você não contar com a ajuda profissional, seu investimento pode até dar certo, mas você terá contado mais com a sorte do que com uma decisão racional. Apenas profissionais da área elétrica são capazes de mensurar os ganhos e a melhor forma de instalar o seu sistema.
Além disso, a atividade de microgeração é regulamentada pela ANAEL, e não contar com um profissional responsável pode gerar diversos tipos de multa para você.