As centrais hidroelétricas são responsáveis pela produção da energia hídrica, geralmente associadas as barragens. Essas barragens podem ser de média ou grande capacidade e sua função é de armazenar principalmente as águas dos rios.
Nessas centrais a utilização da energia se dá por conta da diferença de nível que existe entre o rio e a albufeira. Isso permite que as turbinas possam rodar e ativas os respectivos geradores. Essa ação transforma a força concentrada das águas em energia hídrica pura.
Toda essa energia, vem sendo amplamente utilizada na aplicação das pequenas centrais de energia hídrica, as famosas PCHs.
A PCHs são pequenas construções de barragens e açudes, que desviam uma parte caudal do rio, para que seja devolvido novamente em algum local mais desnivelado. Isso permite a produção de eletricidade e a distribuição da mesma em toda a rede elétrica da região.
Muitas pessoas por falta de informação, acabam ficando contra a construção e instalação das centrais hidrelétricas. É preciso entender que a energia hídrica é uma forma eficaz de levar energia a lugares que nunca tiveram. A instalação em locais adequados permite que haja uma reconstrução do ecossistema que foi mexido. É possível amenizar essas consequências.
Infelizmente, os principais incômodos na construção dessas centrais estão relacionados ao meio ambiente. Esses inconvenientes surgem logo no início das obras, na fase inicial. Mas que depois como explicamos, esses impactos podem ser amenizados. Com isso, a melhora de todo o processo inicial dessa hidroelétrica é notada facilmente.
A energia hídrica gerada por essas centrais é limpa?
A grande questão que fazem a maioria dos ativistas defenderem esse tipo de energia, está na redução da emissão de carbono no mundo.
Mas, engana-se quem pensa que esse tipo de energia é limpa e renovável. As centrais hidroelétricas representam acima de tudo, o poder do ser humano na natureza. Algumas, além de gerar energia, reservam água limpa simplesmente para o seu bel prazer ou proporcionar lazer para outrem.
Existem muitas promessas na construção de centrais de energia hídrica. Muitas asseguram o fim das enchentes, outras prometem irrigação a longo prazo por um bom tempo, garantindo assim a pesca de peixes frescos de maneira certa.
Dentre as imagens de escavadeiras, guindastes e grupos de homens trabalhadores, o que se vê também são homens com cargos políticos se aproveitando para fazer suas campanhas. A ansiedade desses políticos para mostrar seus compromissos progressivos em relação as obras são muito grandes.
Alguns especialistas afirmam que a energia hídrica possui algumas credenciais ecológicas, simplesmente porque usam água em um meio natural e totalmente livre. Ainda por cima, tira todo o proveito da gravidade da queda dessa água, transformando-a em energia livre de carbono.
A preocupação atual é justamente em relação a emissão desse gás que é tão prejudicial para o planeta. Políticos veem esses projetos como algo surpreendente e até charmoso para suas propagandas. Porém, alguns não querem se envolver, justamente por causa da repercussão negativa que o começo das obras tem.
Bom, enfim, existem muitas contradições em relação a essas construções, pois os impactos gerados nas vidas dos moradores são bem grandes. Muitos inclusive, são obrigados a se mudarem ou deslocarem de onde moram, por conta dessas construções.
Por conta disso, essa imagem toda da limpeza que essa obra pode oferecer fica completamente nublada ao longo dos anos. Isso acontece por causa das críticas que são direcionadas a ela.
Acredita-se que em breve, novas tecnologias vão surgir e a energia hídrica se torne uma realidade no nosso país. Vamos esperar para ver como essa tendência será revertida em prol da humanidade.
Como uma hidrelétrica funciona?
Para que uma energia hídrica possa ser produzida pelas centrais hidrelétricas é necessário a existência de uma integração entre a vazão do rio utilizado e o desnível do solo que foi criado e logicamente, a água que está disponível.
Basicamente, uma usina é composta dos seguintes elementos, acompanhe:
1 – A barragem
A barragem é uma área das centrais que são importantíssimas, nela ocorre a interrupção do ciclo de água do rio. Outo ponto importante, nessas barragens que existem os reservatórios. Essa estocagem de água acontece por causa do desnível que é feito no solo obrigatoriamente.
A quantidade de água captada deve ser o suficiente para a produção dessa energia e deve-se ficar atento aos períodos de mais escassez de chuva.
2 – Captação de água nos sistemas
Esses sistemas de captação de água existem canais, túneis e condutores metálicos que possuem a função de levar a água até a casa de força.
3 – A casa de força
Nesta área existem duas turbinas de alta potência que são conectadas a um gerador cuja principal função é converter essa energia cinética em energia elétrica.
As turbinas mais comuns que existem são a Kaplan, pelton e francis. A turbina mais adequada para cada hidrelétrica vai depender da altura dessa queda de água e a sua vazão.
4 – Canal de fuga de água
No canal de fuga, ocorre a restituição dessa água ao leito natural dos rios. Isso acontece depois que essa água passou pelas turbinas.
Esse canal de fuga está localizado entre o rio e a casa de força. O seu tamanho vai depender principalmente do tamanho dessa casa de força do rio.
5 – Vertedouro de água
Esse vertedouro tem a função principal de permitir que essa água saia sempre que ocorrer a ultrapassagem dos limites permitidos. Geralmente, isso ocorre com mais frequência nos períodos de chuva, onde o volume de água aumenta.
Conheça as vantagens e desvantagens dessa energia hídrica
Para que você possa entender melhor sobre essa energia e fazer um comparativo dela com os outros tipos que existem, listamos a seguir as vantagens e desvantagens que o seu uso tem.
Principais vantagens dessa energia hídrica
- Respostas elevadas em relação as variações de procura;
- É uma energia relativamente renovável, pois não se esgota com tanta facilidade;
- Não existe indicativos de poluição ambiental;
- Contribui para o desenvolvimento local com custo de produção muito baixos;
- Permite o abastecimento local para ragadios.
Desvantagens dessa energia hídrica
- Contribui para que aconteça o deslocamento de populações ribeirinhas inteiras e o possível alargamento de terra, logicamente que se deve respeitar a localização da obra;
- Surgimento de uma grande quantidade de erosão no solo, afetando consequentemente toda a população que vive as margens dos rios;
- Alterações profundas de todo o ecossistema, devido a criação de grandes reservatórios de água;
- Elevadíssimos custos para a instalação e logo em seguida desativação dessas centrais hidrelétricas.
É preciso que se estude mais sobre os efeitos da energia hídrica, principalmente para o meio ambiente e pessoas que vivem ao redor de suas construções.