Ar condicionado gasta muita energia mesmo?

Confira nossas dicas e veja se o ar condicionado gasta mesmo muita energia, como economizar e muito mais!
O ar condicionado junto com o chuveiro elétrico são os grandes vilões das contas de energia. Isso acontece principalmente quando eles estão instalados de maneira errada ou com problemas no funcionamento. Neste artigo você irá saber se o ar condicionado gasta muita energia ou não, para que faça sua compra de forma consciente. Acompanhe conosco.

ar-ecnomico

Aumento na conta de luz

O ar condicionado costuma ser mais utilizado no verão, quando as temperaturas começam a subir e ninguém deseja passar calor. O valor a pagar na conta de luz pode subir até 30% nessa época do ano. Para reduzir os custos é necessário realizar manutenção no equipamento, outra dica importante é programar o sistema para ser desligado ou apenas manter a temperatura após atingir o nível desejado. São pequenas ações que somadas proporcionam grande benefício aos usuários.

O ar condicionado gasta muita luz?

Sim. Nos meses mais quentes do ano é possível notar um aumento de até R$ 50,00 nas contas de energia elétrica. Em períodos que o equipamento é ligado durante pouco tempo, o valor cobrado pode nem ser percebido. Os aparelhos que aquecem ou esfriam estão entre os que mais consomem energia, como ferro de passar, chuveiro e geladeira, pois a força para realizar essas ações é grande.

Como economizar com o ar condicionado?

Embora o ar condicionado consuma bastante luz, existem algumas ações que ajudam a diminuir esse problema. Alguns exemplos:

– No momento da compra do aparelho, saiba se a sua força é a ideal para o ambiente onde será colocado, um equipamento menos potente em local grande irá gastar mais.

– Quando o aparelho está ligado, as portas e janelas devem ser fechadas, para não haver contato com o ar de fora.

– Evite forçar o aparelho em 18 graus. Colocando em 22 ele também resfria o ambiente mas sem gastar demais nas trocas de temperatura quando a porta é aberta por exemplo.

– Se o seu modelo for antigo, troque por um novo da classificação A, que reduz o consumo. Pesquise antes de comprar um novo equipamento.

– Evite lâmpadas antigas incandescentes, prefira os modelos de led fluorescente, que liberam bem menos calor no ambiente.

ar-condicionado-consumo

Manutenção no ar condicionado

Um dos problemas que ajuda a aumentar o consumo de energia por o ar condicionado é a falta de manutenção. Limpar os filtros ajuda a diminuir a pressão necessária para o seu funcionamento, isso pode ser feito pelo proprietário. As serpentinas são fundamentais para a água circular, e devem ter destaque na limpeza. Verifique se o reservatório de água não está cheio, isso prejudica a saúde e o bolso.

Instalação

Para economizar na conta de luz o aparelho deve estar instalado corretamente. O ideal é contratar um profissional para conferir a saída do ar quente e verificar outros possíveis problemas, como por exemplo o excesso de lâmpadas no ambiente, aparelhos elétricos que produzem calor e podem acabar exigindo mais do funcionamento do ar condicionado.

Conclusão

Bom pessoal, espero que essas nossas dicas te ajudem a decidir se realmente valerá a pena ter um ar condicionado em casa.

Dúvidas e sugestões de novos artigos podem ser deixadas nos comentários, ok? Até a próxima!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *