Tipos de Geradores de Energia: Conheça

Quando o acesso à energia elétrica distribuída pela corrente falha, ou é muito complicado por questões geográficas ou tecnológicas, é necessário recorrer para geradores. Existem diversos tipos de geradores de energia, classificados pela forma como produzem a energia.

Alguns estabelecimentos costumam utilizar os geradores, também, por alguns períodos durante o chamado “horário de ponta”, onde o custo da energia elétrica fica mais alto, e pode ser mais vantajoso, economicamente, utilizar o gerador próprio.

geradores-de-energia-eletrica-2

Esteja você à procura de um gerador, ou buscando entender melhor sobre os tipos de geradores de energia que existem no mercado, é importante saber que um único tipo de gerador pode ter inúmeros modelos, que utilizam fontes diferentes de matéria para produzir a energia.

Confira os quatro principais tipos de geradores de energia utilizados no mercado:

Gerador Mecânico

O gerador mecânico é o tipo mais comum, eficiente e variado entre todos os tipos de geradores de energia do mercado. Eles utilizam energia mecânica para ativar o gerador, e produzir energia elétrica.

A fonte desta energia mecânica pode ser extremamente variada. Pode funcionar através de combustão, com combustíveis fósseis ou orgânicos, de forças externas, como é o caso do vento ou da água, ou de fluidos aquecidos, cujo vapor gera o movimento mecânico necessário para a atividade.

No que se refere ao quão poluente ou renovável é a energia utilizada em geradores mecânicos, a questão depende quase que exclusivamente da fonte da energia mecânica. A geração mecânica pode ocorrer a partir do vento, que não gera absolutamente nenhuma emissão, ou através da queima de combustíveis fósseis, que é altamente poluente.

Gerador Luminoso

Um gerador luminoso é aquele que utiliza um semicondutor – ou material semelhante – para captar a irradiação solar e converter em energia elétrica utilizável em equipamentos comuns. Geralmente, o material em questão é o silício, que possui um alto valor de mercado, encarecendo a fabricação deste tipo de gerador.

A vantagem dos geradores luminosos é não possuir custos para a matéria prima, que é a irradiação solar, e a facilidade de implantação das placas solares, que podem ser colocadas até mesmo em residências pequenas para produzir energia durante os períodos de irradiação.

Gerador Químico

O gerador químico é aquele capaz de converter a energia gerada em reações químicas em energia elétrica utilizável em aparelhos. Ele armazena os elementos necessários para a reação, que geralmente são ativados por algum contato externo, como a ligação que completa o ciclo entre os lados positivo e negativo.

Pilhas e baterias são os tipos mais comuns de geradores químicos. Geralmente, não são utilizados como fontes de energia para consumos de alta potência ou tensão, pois a tecnologia de armazenamento energético em grande escala ainda é muito cara e pouco explorada. No entanto, é uma técnica bastante difundida para inúmeras utilizações em escala menor.

Gerador Térmico

Geradores térmicos são os tipos de geradores de energia capazes de converter energia diretamente através do calor, ao invés de converter as consequências do calor em outro tipo de energia. No caso de muitos geradores mecânicos, a queima de combustível gera calor que transforma um fluido em vapor, que irá movimentar as turbinas e ativar o gerador. No caso de um gerador térmico, a ação não passa pelo processo indireto, usando o próprio calor como forma de geração.

Talvez você também goste dos artigos abaixo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *