Nobreak: O que é e como funciona?

Muitas pessoas utilizam nobreak em seu computador, enquanto outras preferem não investir no equipamento, por questões financeiras, ou simplesmente por não conhecer quais são os reais benefícios de um dispositivo do tipo.

Como o próprio nome em inglês indica, a função do nobreak é fazer o dispositivo ligado a ele funcionar sem interrupções. De forma mais específica, ele armazena energia, e permite que o aparelho continue funcionando mesmo que falte luz ou haja uma pane elétrica.

nobreak-como-funciona

Alguns dispositivos também “filtram” a corrente elétrica, garantindo que não haja variações prejudiciais na tensão da corrente, que pode ser prejudicial para a vida útil do aparelho que está ligado a ele. Geralmente, o nobreak é associado a computadores e estabilizadores, mas esta concepção não compreende boa parte das funções mais importantes do equipamento.

Conheça melhor quais são os tipos de nobreak, e quais suas características:

Tipos de Nobreak

Enquanto um computador pode simplesmente contar com um nobreak que armazena uma carga energética e mantém o funcionamento do dispositivo por cerca de 15 minutos, apenas para mantê-lo ligado para salvar os trabalhos em andamento e desligar de forma apropriada, modelos mais robustos podem ser uma medida de segurança essencial para operações de alto risco.

Entenda qual a função de cada tipo de nobreak, e saiba como eles funcionam.

Nobreak em Standby (Offline)

É o modelo mais comum existente no mercado, e geralmente o mais barato. Sua atividade resume-se ao armazenamento de energia para evitar o desligamento brusco, que danifique o aparelho ou coloque em risco o trabalho em desenvolvimento.

Existem modelos simples que sustentam o funcionamento de aparelhos por cerca de alguns minutos, e outros – mais robustos – cujo funcionamento pode atingir algumas horas, em ocasiões de queda de luz.

Nobreak de Linha Interativa

Um nobreak de linha interativa possui as mesmas característicasde um nobreak offline, com um grande diferencial – que pode ser essencial, caso os aparelhos conectados a ele sejam de alto valor.

A diferença trata-se do chamado AVR, que é o regulador automático de voltagem. A função desta peça é o gerenciamento das variações da tensão da corrente elétrica.Ela garante que a corrente elétrica não chegue ao aparelho conectado com grandes picos ou de maneira muito fraca, prolongando a vida útil, e evitando que cargas imprevistas possam gerar algum tipo de pane.

Nobreak Online

O Nobreak Online realiza todas as ações descritas nos aparelhos anteriores de forma muito mais controlada e técnica. De forma simplificada, os aparelhos que estão ligados a este nobreak só recebem energia que passou pela bateria do nobreak e está devidamente adaptada à tensão perfeita daquele equipamento.

Isso torna o aparelho essencial para equipamentos que precisem funcionar com perfeição, e precisem contar com uma energia precisa e confiável. O processo de carregamento e utilização da bateria do nobreak, no entanto, torna a vida útil dela bastante reduzida, aumentando seus custos de manutenção.

Além disso, a precisão e o nível de controle necessários para o funcionamento do aparelho tornam-o muito caro. Por isso, ele é geralmente mais utilizados para equipamentos essenciais em hospitais, servidores e atividades de risco, como mineração e atividades submarinas.

Talvez você também goste dos artigos abaixo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *