Kit Solar: O que é e como funciona?

Muitos já sabem que a energia solar é uma ótima solução para economizar nos gastos com a energia elétrica, especialmente com a existência dos créditos de energia. O que muitas pessoas ainda não sabem, é que existe um conjunto de equipamento chamado Kit Solar.

O Kit Solar é uma forma simples e eficiente de instalar a geração de energia elétrica através da irradiação solar, sem muitas complicações, e pode ser a solução menos complexa para quem não quer uma escala industrial de geração de energia em casa.

Um Kit solar possui todo o equipamento necessário para a geração da energia: desde as placas fotovoltaicas, até os cabeamentos e conectores necessários para o equipamento funcionar apropriadamente. Alguns possuem fabricação nacional, e outros são importados, e há diferenças significativas entre cada tipo e seus custos de manutenção. Confira:

kit-solar

Os tipos de Kit Solar

Há, basicamente, três tipos de kit solar comercializados comumente no Brasil: para iluminação, para irrigação e o kit para geração de energia residencial. Cada um atende à necessidade definida pelo seu próprio nome, e pode possuir variações em seu funcionamento.

Kit Solar para iluminação

Os kits para iluminação incluem, geralmente, apenas uma placa fotovoltaica e uma bateria simples de 12 volts, podendo incluir um controlador de carga e, até mesmo, a própria luminárias ou posto que utilizará a energia. Serve para gerar energia durante o dia, e fornecê-la para o poste ou luminária suprido por ela durante a noite.

Estes kits podem ser montados por alguém com conhecimentos básicos, sem implicações legais ou complicações maiores, considerando que não se trata de uma grande potência ou consumo, nem está ligado ao sistema de distribuição convencional de energia.

Kit Solar para irrigação e bombeamento

Os kits solares para irrigação e bombeamento apresentam uma grande variedade de modelos. Podem ser kits que funcionam para pequenos jardins ou grandes lavouras, e o tipo de instalação e modelo depende do uso para o qual o kit é destinado.

Kits simples para bombeamento e irrigação podem ser simplesmente um painel fotovoltaico acoplado a uma bomba ou sistema de mangueiras, que podem ser ligados no momento da irradiação solar ou ficar com a energia armazenada em uma bateria de 12 V, ligada de acordo com o desejo de funcionamento.

No caso de grandes sistemas de irrigação (como é o caso de grandes lavouras que utilizam a energia solar para o sistema de irrigação), são múltiplas placas, que existem a instalação profissional e bem planejada do complexo. Via de regra, também não há ligação deste sistema ao sistema de distribuição comum, não havendo necessidade de regulamentação pela ANAEL.

Kit Solar residencial e imobiliário

Kits de energia para residências ou imóveis são microgeradores que produzem, durante períodos de sol, a energia a ser utilizada na casa, e introduzem no sistema de distribuição nacional o excesso de energia produzida (se houver), gerando créditos de energia que permitem podem ser abatidos do consumo de energia regular fora de horário de sol.

Estes kits não possuem bateria, pois não se resumem aos 12V das baterias dos outros casos, e deve ser regulamentada pela ANAEL, especialmente no que diz respeito à questão de concessão e descontos dos créditos de energia.

Talvez você também goste dos artigos abaixo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *