Energia Solar: Pesquisas e Artigos

Todo o desenvolvimento tecnológico que trata da energia solar, vem de pesquisas acadêmicas intensas, que acabam sendo aplicadas em contextos comerciais. No Brasil, vários núcleos universitários estudam o tema a fundo, e desenvolvem projetos muito interessantes sobre a área.

energia-solar-pesquisas-e-artigos

Na página de cada um dos núcleos, você pode encontrar os principais projetos, pesquisas e publicações deles, com acesso fácil e aprofundado. Conheça os principais núcleos de produção acadêmica e pesquisa sobre energia solar no Brasil:

Fotovoltaica – UFSC

A Fotovoltaica, da Universidade Federal de Santa Catarina, é especializada na pesquisa e aplicação de Edifícios Solares Voltaicos. Este tipo de imóvel é aquele que utiliza tecnologias de captação e conversão de energia solar de maneira integrada à rede elétrica pública – possibilidade chamada, no Brasil, de Créditos de Energia.

Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O Laboratório de Energia Solar da UFRGS é apresenta linhas de pesquisa um pouco mais amplas, que dividem-se em três grandes grupos: sistemas solares de aquecimento,  sistemas de energia solar fotovoltaica e radiação solar.

Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos da Universidade de São Paulo (USP)

O LSF da USP destaca-se pela vasta produção científica ao longo dos anos, com diversos artigos produzidos, e pela atuação em atividade e ensaios do INMETRO em relação a componentes para Sistemas Fotovoltaicos. Outro ponto de destaque da produção do LSF são os sistemas fotovoltaicos isolados, feitos para fornecer energia elétrica a área de habitação muito remotas.

Eletrobras/Cepel

O Cepel é o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobras, que inclui a linha de pesquisa de energia renováveis. Nesta linha, inclui-se a energia solar, com pesquisas e aplicações voltadas para a utilização comercial.

Grupo de Eletrônica de Potência e Controle da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

O GEPOC da UFSM não é necessariamente focado na pesquisa de energia solar, mas suas duas linhas de pesquisa – Eletrônica de Potência e Controle de Processos – costuma produzir academicamente para a área.

Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas da Universidade Federal do Pará (GEDAE/UFPA)

Como o próprio nome indica, o GEDAE, da UFPR, foca no desenvolvimento de opções para a produção energética nacional, contribuindo enormemente para a produção científica das tecnologias – entre outras – de energia solar.

Como indicado no início do artigo, estes núcleos de pesquisa apresentam os artigos e pesquisas mais relevantes no país na área de energia solar. Na página de cada um destes núcleos, há inúmeras publicações – que vão desde artigos de graduação, até teses de doutorado bastante marcantes da pesquisa da área.

Confira esta produção e aproveite o rico conhecimento gerado por pesquisadores brasileiros!

Talvez você também goste dos artigos abaixo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *