Energia Solar em Casa: vale a pena?

A instalação da energia solar em casa ainda não é um hábito comum no Brasil, especialmente quando se fala em energia elétrica. Estima-se que o número de residências que utilizam o método (excluindo-se aquelas que utilizam a energia solar para aquecer a água) não passe de mil.

A tendência, por outro lado, é que a mudança seja rápida. A ANAEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estima que haverá mais de 700 mil residências com o sistema de geração de energia elétrica com energia solar no ano de 2024.

energia-solar-em-casa

Por ser um formato ainda pouco comum, a energia solar em casa apresenta uma série de dúvidas, e entre as principais está: vale a pena instalar energia solar em casa? A resposta, como é de se imaginar, não é tão simples e direta. Segundo os especialistas, o mais correto a se responder é: “depende”.

Instalar energia solar em casa depende de uma série de fatores, mas não é impossível chegar à conclusão correta se você fizer as perguntas necessárias. Confira a lista de coisas que você deve considerar para saber se vale a pena fazer este investimento.

Qual será o uso?

A primeira questão que você precisa definir, é o tipo de uso da energia solar. Você deseja aquecer a água da casa ou da piscina? Então sua solução é o aproveitamento térmico da energia solar, o que não envolve placas fotovoltaicas, e torna a solução bem mais barata.

Se você quer efetivamente gerar energia elétrica, é necessário considerar o consumo de eletricidade de sua residência, e quantas placas fotovoltaicas serão necessárias para suprir este consumo, considerando o tempo médio de sol que você recebe durante o mês no local de instalação.

Disponibilidade de sol

É muito improvável que a instalação seja válida sem a incidência solar necessária sobre o equipamento seja alta o suficiente. É recomendado que haja, no mínimo, 4 horas de incidência da irradiação solar por dia.

Por ser um investimento caro, com tempo de retorno longo, pouco sol pode tornar todo o custo pouco eficaz na economia da conta de luz, fazendo com que a mudança não tenha sentido.

Tempo de retorno

O cálculo mais importante para saber se vale a pena instalar energia solar em casa é definir o tempo de retorno estimado sobre o investimento realizado. O tempo médio de retorno sobre o investimento neste segmente fica entre 4 e 10 anos, dependendo do tipo de equipamento, das condições climáticas e do tipo de uso realizado.

Se você tiver dúvidas sobre como fazer o cálculo, é importante contar com uma ajuda profissional antes de basear-se em outros exemplos, que podem considerar condições de instalação completamente diferente das suas.

Acompanhamento profissional

Se você não contar com a ajuda profissional, seu investimento pode até dar certo, mas você terá contado mais com a sorte do que com uma decisão racional. Apenas profissionais da área elétrica são capazes de mensurar os ganhos e a melhor forma de instalar o seu sistema.

Além disso, a atividade de microgeração é regulamentada pela ANAEL, e não contar com um profissional responsável pode gerar diversos tipos de multa para você.

Talvez você também goste dos artigos abaixo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *