Energia Renovável: Quais são os principais tipos?

É seguro dizer que, nos últimos séculos da história, quase todas as coisas importantes que ocorreram no mundo estão diretamente relacionadas à energia. A discussão sobre a energia renovável, no entanto, é mais recente.

O rápido esgostamento e a rápida poluição gerada por formas mais tradicionais e menos sustentáveis de energia tornam as discussões sobre energia renovável cada vez mais essenciais. Existem diversas formas de se obter energia renovável – o que não implica necessariamente em energia limpa, vale dizer.

energia-renovavel

Conheça as principais formas de energia renovável, e como funciona cada uma:

Energia Eólica

A energia eólica é uma das grande estrelas daquilo que se chama “energia limpa”. A geração deste tipo de energia resume-se a estabelecer uma série de cataventos que alimentam geradores através da propulsão do ar em sua pás.

A utilização da energia eólica não gera resíduos (além do processo de fabricação dos equipamentos), e a instalação de uma planta deste tipo de energia não é muito agressiva para o meio ambiente, podendo-se até mesmo executar algum outro tipo de atividade no mesmo terreno.

Os problemas da modalidade é que ela exige alguns terrenos com geográficas e de clima muito específicas, além de exigir uma área muito grande para uma geração proporcionalmente pequena (se comparada a uma usina tradicional, por exemplo). Sua instalação também não é uma processo barato.

Energia Solar

A energia solar também é um tipo bastante limpo de geração, e funciona através de painéis que convertem a luz do sol em energia. Diferentemente do caso da energia eólica, a energia solar pode ser gerada através de painéis pequenos, que podem ser instalados em casas e imóveis diversos.

Seus problemas estão no preço e na regularidade. É uma tecnologia bastante cara em relação a outras formas de geração, e – por depender diretamente da luz solar – não gera energia de maneira constante. Como o armazenamento de grandes quantidades de energia ainda é um problema tecnológico, a energia solar acaba funcionando como uma forma complementar de energia, que é utilizada em dias propícios para tal atividade.

Etanol

O etanol como fonte de energia entra em uma categoria diferente da energia solar e da eólica. É um tipo de energia renovável, pois vem da cana de açúcar (ou outras plantas), que pode ser plantada e transformada em combustível. É menos poluente que a utilização de combustível minerais, mas ainda assim apresenta um impacto muito grande em sua produção.

Grandes lavouras de cana danificam o ambiente, e – especialmente no Brasil – costumam oferecer condições de trabalho duvidosas. Por isso, embora seja uma boa alternativa a combustíveis de petróleo e apresente um valor comercial interessante, aposta-se pouco no etanol como uma forma energética a longo prazo.

Biodiesel

O biodiesel apresenta uma configuração parecida com a do etanol: utiliza matéria vegetal para substituir o diesel feito a partir do petróleo. Assim como o etanol, seu probema está na produção desta matéria prima, que esgota o solo e polui (com agrotóxicos e modificação o curso de fontes de água, por exemplo). Ainda assim, costuma ser bem visto, em relação ao Diesel tradicional, ainda mais prejudicial ao ambiente.

Biomassa

A biomasssa como forma de energia renovável envolve um pouco mais de sustentabilidade do que o biodiesel e o etanol: utiliza-se dos restos de materiais vegetais não utilizados (como cascas, bagaços e palhas) para gerar a energia. Em resumo, a tecnologia aproveita-se de coisas que seriam abandonadas para gerar energia – não é preciso produzir mais coisas e agredir o meio ambiente.

Biogás

Mais popular em determinados locais da Ásia, o biogás utiliza a matéria orgânica armazenada e sua putrefação para gerar energia renovável. Aterros e esgotos, ao decomporem a matéria que estão armazenando, geram gás metano, que é captado pela tecnologia do biogás e utilizado para gerar mais energia.

Talvez você também goste dos artigos abaixo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *