Energia Eólica em Casa: Como funciona?

Enquanto a energia solar começa a se popularizar em residências e microgeração, no Brasil, a energia eólica em casa ainda não é a opção mais popular ou conhecida no país, por aqueles que desejam reduzir sua conta com energia no fim do mês.

A energia eólica é, ao mesmo tempo, mais simples de ser convertida, mas menos prática do que a energia solar, o que pode fazer com que sua popularização ainda ande a passos lentos.

energia-eolica-em-casa

Com o estudo apropriado e o conhecimento necessário, a energia eólica é uma opção ainda mais limpa e eficaz do que a solar, e pode ser a opção que você busca para a microgeração em sua casa. Entenda como funciona:

Como funcionam

De forma geral, os microgerados funcionam com pás que recebem a força do vento e ativam o rotor, que é o responsável por converter essa energia cinética (gerada pelas pás em movimento) em energia mecânica. O rotor é o responsável por movimentar um gerador elétrico.

Alguns modelos contam, ainda, com bancos de bateria para serem utilizados em momentos de pouco vento. Geralmente, estes bancos são formados por baterias de 12 volts. A opção do banco encarece bastante o projeto, e aumenta seu custo de manutenção.

Quando a produção for maior do que o consumo, em determinados momentos do dia, podem ser contabilizados os “créditos de energia”, que é quando o sistema de geração injeta energia na rede elétrica pública.

Onde instalar geradores de energia eólica em casa?

Os geradores de energia eólica em casa são menores e mais baixos dos que os grandes geradores de plantas que podem ser observados, algumas vezes, em torno de estradas brasileiras. Por isso, devem ser instalados em locais com poucas barreiras físicas por perto, que impeçam a passagem do vento.

Além disso, deve haver uma média de velocidade e tempo de vento razoavelmente constantes no local onde será instalado. Diferentes modelos de microgeradores são feitos para funcionar com forças de vento diferentes, por isso é importante contar com ajuda profissional para escolher o modelo ideal para sua área disponível.

Cuidados na instalação

Contar com profissionais é uma obrigação para quem pretende recorrer à instalação de geração de energia eólica em casa. Não apenas é uma questão de segurança e prudência, mas a regulamentação da ANEEL. Isso quer dizer que apenas profissionais habilitados podem assinar por projetos elétricos de microgeração.

É importante com o profissional não apenas por uma questão legal, mas para ter certeza de que está sendo feito o melhor aproveitamento do vento e do modelo do aparelho, o que resulta, na prática, em economia e otimização do sistema.

Além disso, é essencial não confiar exclusivamente em documentos da geografia, pois eles comumente representam o comportamento dos ventos acima de 50 metros de altura. Isso representa um grande problema, considerando que a maioria dos microgeradores fica a uma altura de até 10 metros.

Estes 40 metros de diferença representam uma imprecisão gigantesca dos dados, e confiar na informação errada pode fazer com que seu microgerador simplesmente não funcione da maneira adequada, ou não responda apropriadamente às expectativas.

Talvez você também goste dos artigos abaixo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *