Carregador com energia solar para celular: Como funciona?

A utilização de energia solar não é novidade, assim como não há nada de novo em aparelhos periféricos para celulares e smartphones. Mas um carregador com energia solar para celular é um gadget que promete empolgar qualquer um – ainda mais com um preço de mercado extremamente competitivo.

A bateria com pouca autonomia estão entre as principais reclamações de usuários de smartphones, especialmente aqueles que passam muito tempo fora de casa. Um carregador com energia solar para celular pode resolver o problema de falta de energia até mesmo para aqueles que estão sempre longe.

Além de funcionar como um carregador portátil, o dispositivo pode ser carregado na rua, até mesmo em movimento, dependendo da disposição solar.

Entenda como funciona o carregador com energia solar para celular, e quais são suas principais características:

carregador-com-energia-solar

Funcionamento

Na prática, o dispositivo funciona como qualquer outro carregador portátil: uma bateria conserva determinada carga de energia, que é repassada para a bateria do celular assim que ele é conectado por um cabo micro USB.

O grande diferencial dos modelos com energia solar, é uma placa fotovoltaica, geralmente do tamanho do próprio dispositivo, que carrega sempre que está sob irradiação solar. Com o painel, a bateria pode ser recarregada após carregar o celular, desde que haja luz solar.

A intensidade do carregamento geralmente é atrelada à disponibilidade de irradiação – dias nublados tendem a carregar o dispositivo mais lentamente do que em dias altamente ensolarados. Há diversos modelos, com diferentes níveis de acabamento, duração e velocidade de carregamento, fatores que costumam influenciar no preço final do produto.

Autonomia

Os níveis de autonomia dependem, obviamente, do modelo em questão. De forma geral, a maioria dos modelos garante, ao menos, uma carga completa da bateria de um aparelho padrão. A principal vantagem é a possibilidade de recarregar o dispositivo através do painel fotovoltaico, mesmo sem voltar para casa.

Preço

A maioria dos carregadores com energia solar para celular possuem preços que variam entre pouco menos de R$ 50,00, até algumas centenas de reais, valores determinados pelos mais diversos motivos.

É importante que o comprador certifique-se de que está adquirindo um produto seguro, certificado pelo INMETRO de acordo com os estabelecimentos mínimos de segurança do usuário.

Um produto bem avaliado evita colocar em risco a vida útil do smartphone que será carregado com o dispositivo, assim como evita colocar sua própria saúde e segurança física à disposição de acidentes.

Talvez você também goste dos artigos abaixo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *