Aquecedor Solar Caseiro: Saiba como fazer o seu

Aquecedor solar caseiro

Fazer um aquecedor solar caseiro não é exatamente fácil, mas a tarefa pode não ser tão complicada quanto parece à primeira vista. Basta reunir o material necessário, usar algumas técnicas básicas e aplicar alguns dos conceitos mais simples da física na escola.

Trata-se de uma forma barata de se obter um sistema de aquecimento, além de ser bastante ecológico e amigável para o bolso. Ao montar um aquecedor solar caseiro, você poupa energia elétrica, o que é bom para o ambiente e para sua conta de luz no final do mês. Além disso, desenvolve um projeto interessante, capaz de ensinar muito sobre sistemas hidráulicos.

Um aquecedor solar caseiro nada mais é do que uma forma de converter a energia solar em energia térmica transferida para a água. O sistema não envolve eletricidade ou outros fatores arriscados, embora sempre seja útil ter cuidado.

Em nosso exemplo, trabalharemos com um modelo de aquecedor solar caseiro desenvolvido para piscinas. O motivo é simples: em uma piscina, utiliza-se menos detalhes em relação ao encanamento. A mesma lógica de montagem pode ser utilizada para chuveiros, por exemplo, desde que você entenda suficientemente bem o sistema hidráulico de sua casa.

Saiba como fazer seu aquecedor solar caseiro de forma simples, ecológica e barata:

Material necessário

Para produzir o equipamento, serão necessários:

  • Placa de forro de PVC modular alveolar de 1,25 x 0,62;
  • Dois tubos de PVC de 32 mm, e 70 cm de comprimento;
  • Duas luvas de PVC soldáveis de 32 mm;
  • Um adaptador de PVC 32 mm por 1”;
  • Dois joelhos de PVC de 90º soldáveis de 32 mm;
  • Três caps PVC de 32 mm;
  • Um cap PVC com rosca de uma polegada;
  • Uma placa EPS (para isolamento térmico);
  • Um esmalte sintético (não imobiliário) preto fosco (cerca de 40 ml por coletor);
  • Um adesivo bi-componente ou resina isofitálica;

Além disso, serão necessárias ferramentas e complementos como trenas, furadeira, pincel, pregos, lixas e jornais. É importante ter um local preparado para a necessidade de reparos rápidos, com boa quantidade de ferramentas.

Montagem do aquecedor solar caseiro

Com o material em mãos, a montagem do aquecedor solar caseiro é mais simples do que parece. O primeiro passo está na adaptação dos tubos de PVC de 70 cm. Fixe-os bem e, cuidadosamente, faça um corte de 61 centímetros de comprimento. Centralize o corte, distribuindo as margens de 4,5 para cada lado uniformemente. O corte deve ter 1,1 centímetro de largura.

Com o corte feito, utilize uma lixa para dar acabamento, de forma que a placa alveolar fique perfeitamente encaixada, sem sobras. Lembre-se que ela possui um centímetro a mais do que o corte feito. Isso deve garantir que, ao lixar, você não torne as entradas muito compridas.

Encaixe a placa nos dois tubos, certificando-se de que esteja bem preso. Limpe cuidadosamente com álcool e deite sobre uma camada de jornal. Utilize o adesivo ou a resina em torno de todo o encaixe, nos dois canos, para vedar. Deixe secar por duas hora, vire a estrutura e repita o procedimento no outro lado.

Espere 24 horas para secar. Então, pinte um das faces (a que ficará para cima) da estrutura com o esmalte preto fosco. Pinte toda a face superior, menos as pontas dos tubos, para que não atrapalhe no encaixe de outros componentes.

Com esta estrutura pronta, você tem o chamado coletor pronto. A partir de então, resta a montagem em relação à estrutura. Você deverá utilizar os componentes que vedam saídas em duas das quatro saídas. As saídas liberadas deverão estar uma na diagonal da outra.

Em uma dessas saídas, deverá passar a entrada de água (através do bombeamento da piscina, por exemplo). Na outra, você deve encaixar a tubulação de leva a água de volta para a piscina.

Temporizadores e automatização

Este artigo trata exclusivamente da construção de um aquecedor solar caseiro. O sistema de distribuição é uma estrutura igualmente complexa, que deve receber atenção especial. Se você já quer começar a montar seu sistema, deve procurar por um temporizador de válvula, que ajuste por quanto tempo a água deve ficar retida no aquecedor antes de ser liberada.

Talvez você também goste dos artigos abaixo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *